Missa dos Santos Óleos foi realizada na catedral - 13/04/2017
Missa dos Santos Óleos
Na manhã desta quinta-feira santa, dia 13 de abril, foi celebrada na Catedral diocesana de São José, de Campo Mourão, a solene missa crismal, presidida pelo nosso bispo D. Francisco Javier DelValle Paredes. Nessa celebração o clero diocesano, renovou solenemente as promessas que fizeram no dia de sua ordenação. Também na celebração foram abençoados os óleos dos enfermos e dos catecúmenos e consagrado o óleo do Santo Crisma.

Na solene missa crismal, celebra-se o nascimento do sacerdócio que é a participação na consagração de Jesus Cristo, o Messias. A unção do batismo, da crisma e da ordenação sacerdotal conferem ao cristão, que quer dizer ungido, sua característica sacerdotal e seu ministério a serviço do povo sacerdotal.

Iniciando sua homilia, Dom Francisco Javier, dirigiu aos Padres, um diálogo fraterno do pastor com seu presbitério. “Esta celebração provoca uma alegria imensa, pois expressa que estamos numa unidade especial do próprio coração do mistério de Jesus Cristo, do qual nós todos participamos. Daí esta missa ser também chamada Missa da Unidade. ”

“Não podemos esquecer que foi na nossa fraqueza humana que Cristo pôs o selo sacramental da sua presença. Por isso a vocação sacerdotal é sempre para nós um mistério. Por que fomos escolhidos por Deus? Por que chama homens frágeis, para poder, com essa marca da unção, ser um sinal de sua presença no meio do povo?”

Após a homilia, D. Francisco Javier conduziu a renovação das promessas sacerdotais e foi acompanhado pelo Padres presente. Em seguida, iniciou-se a procissão dos óleos: que foram conduzidos pelos Diáconos. Dos três óleos, o Santo Crisma é misturado com um bálsamo perfumando para recordar que todos aqueles que, com ele são ungidos, carregam também o bom odor do Cristo.

No final da celebração o Padre Jurandir Coronado, Pároco da Catedral São José, em nome da Comunidade agradece a todos e antecipa os desejos de uma Feliz Páscoa e fez entrega de uma garrafa de vinho, como símbolo de unidade entre os Consagrados e a Igreja Diocesana. As Irmãs do Carmelo doaram para ser sorteados entre os Padre uma Estola, Um Círio Pascal e um suporte de Ostensório. Dom Francisco fez o sorteio e a Estola ganhou o Padre Jorge Pereira da Silva, o Círio Pascal ganhou o Padre Francisco Dantas de Carvalho e o Suporte de Ostensório ganhou o Padre Reinaldo Kuchla. Em seguida fez a entrega solene dos Santos Óleos para as Paróquias.