Dom Bruno Elizeu Versari, Concede entrevista coletiva - 15/07/2017
Na manhã desta sexta-feira, dia 14, Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo Coadjutor da diocese de Campo Mourão, concedeu entrevista aos órgãos de comunicação de Campo Mourão.
“Eu tomei posse canônica como Bispo Coadjutor apenas alguns dias. Desde então estou visitando os Padres do Decanato de Campo Mourão e depois irei para outros decanatos.” Dom Bruno fala da necessidade de um pensamento de integração com clero diocesano, para uma atuação eficaz e se necessário com o templo se fará modificações que se apresentarem necessárias.
Na entrevista Dom Bruno se definiu como progressista e também conservador. “O Bispo deve ser prudente e simples sem nunca ser ingênuo. Devemos olhar para frente, enfrentar os desafios, sem nunca perder o chão da base. ” Falou Dom Bruno.
“A administração de uma Diocese é uma tarefa muito gratificante. Participar do pastoreio de Cristo é próprio da missão a que Deus me chamou e, às vezes, é necessário saber mudar os rumos dos caminhos, por uma natural adequação aos tempos em que vivemos.” Completou Dom Bruno.
Questionado sobre as vocações, Dom Bruno comentou: “Sim, as vocações sacerdotais são um precioso dom de Deus à Igreja. Deus nunca permitiu que elas faltassem. A verdade é que a vocação sacerdotal só floresce em um solo irrigado pela verdade do evangelho. Quando a evangelização progride, naturalmente aumentam as vocações. Nossa Diocese, logo vai completar 60 anos de fundação e a evangelização vem aprofundando-se, com a graça de Deus.”
Perguntado sobre qual seria sua postura diante da Política, Dom Bruno, fala que: “é responsabilidade dos homens e mulheres que estão na política fazerem a boa administração dos bens públicos. Não faremos política partidária, mas a política que deve dar respostas aos anseios, necessidades, esperanças e qualidades que são alvo da mensagem evangelizadora da Igreja. Formar as consciências dos eleitores e políticos é o primeiro passo para que se possa fazer algo, e logo, cabe também a todos nós, incentivar as boas iniciativas e denunciar as injustiças. Isto como bispo devo cobrar as lideranças em benefício da população. Esta é a responsabilidade também daquele que leva a Palavra de Deus.”
Dom Bruno falou também sobre os meios de comunicação: “A mídia é um meio muito eficaz para levar uma mensagem. É verdade, temos uma mensagem de paz e bênção, a mensagem de Cristo. E a mídia, em todas suas formas, pode ser muito útil. Os meios de comunicação devem unir as pessoas e humanizá-las.”
Dom Bruno também informou que somente assumirá a Diocese quando da aposentadoria de Dom Francisco Javier.