Dom Bruno nos trouxe alegria para o coração - 22/12/2017
Vivemos um tempo em que as estrelas-guias parecem ter desaparecido e com elas a alegria de viver e a esperança de uma humanidade mais cuidada. Os sonhos da tecnologia, das ciências, da economia neoliberal e todo o seu conjunto produziram decepção e fracasso. Vemos nossos irmãos aos milhares vivendo a exclusão. O Papa Francisco fala na sua (exortação, n7) “a sociedade técnica multiplicou as possibilidades de prazer mas tem grandes dificuldades de engendrar alegria”. O Papa fala que o prazer é coisa dos sentidos, mas o amor é coisa do coração. Analisando a nossa realidade, da impressão de que o nosso modo de ser é sem coração.
Porém, neste mal-estar vem para nós uma figura que nos restabeleceu a esperança, alegria e o gosto pelo belo: o nosso Bispo Dom Bruno Elizeu Versari. Suas palavras nos transmitem alegria, nos da proximidade, perpassa misericórdia e está cheia da mística “estamos juntos”.
Esta alegria brota do encontro com uma pessoa concreta que nos suscitou entusiasmo, simplesmente nos fascinou. É a figura de Jesus de Nazaré. Porém, não do Cristo recoberto de pompa e glória. Mas o Jesus do povo simples e pobre, das estradas poeirentas da Palestina que trazia palavras de vida e de esperança. Dom Bruno testemunha o encontro com essa pessoa. Sua chegada foi tão arrebatadora que mudou a sua vida e lhe criou uma fonte de beleza e de alegria. Dom Bruno nos passa a ideia de que evangelizar é refazer esta experiência e que a missão da Igreja é resgatar o frescor e o fascino por Jesus de Nazaré. Prefere palavras feitas de alegria, beleza, fascínio, proximidade, encontro, ternura, amor e misericórdia.
Dom Bruno entende o Cristianismo como um encontro pessoal com uma pessoa, com sua causa, com sua luta, com a sua capacidade de enfrentar as dificuldades. Lembro da Carta aos Hebreus, onde se diz que Jesus “passou pelas mesmas provações que nós… que foi cercado de fraqueza… que entre clamores e lágrimas suplicou àquele que o podia salvar da morte e que não foi atendido em sua angústia”. (Hebreus 4,15; 5,2.7-8).

Dom Bruno nos mostra qual é o cristianismo que nós precisamos, é aquele capaz de produzir alegria, pois tudo o que nasce verdadeiramente de um encontro profundo e verdadeiro gera alegria que ninguém pode tirar. Lembro-me de uma de suas homilias na catedral quando dizia que nos falta hoje um espaço de encontro, um espaço do olho no olho, de cara a cara, da pele a pele. Por isso se faz necessário e urgente realizar as “saídas”, precisamos ser uma igreja em saída, “saída” de nós mesmos para o outro.
Dostoievsky, ao sair da Casa dos Mortos na Sibéria, deu um testemunho que vale lembrar: “Às vezes, Deus me envia instantes de paz; nestes instantes, amo e sinto que sou amado; foi num desses momentos que compus para mim mesmo um credo, onde tudo é claro e sagrado. Esse credo é muito simples. Ei-lo: creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais humano, de mais perfeito do que o Cristo; e eu o digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se encontra nele, prefiro ficar com Cristo a ficar com a verdade”.
Dom Bruno faria suas estas palavras. Não é uma verdade abstrata que preenche a vida, mas o encontro vivo com uma Pessoa, com Jesus, e a partir dele que a verdade se faz verdade. Que neste Natal e em 2018 possamos fazer para nós um pouco desse encontro, então faremos um poço de onde brotará a alegria profunda, que é infinitamente maior do que qualquer prazer induzido pelo consumo.
Feliz Natal. Feliz encontro com Jesus.