História da Festa do Porco no Tacho - Par. Sagrada Família, em Campo Mourão - 22/08/2019
A Paróquia Sagrada Família, realizou no dia 18/08/2019, a 23ª Festa do Porco no tacho. Localizada no Conjunto Habitacional Dr. Milton Luis Pereira (Cohapar) CM, a paróquia foi instalada no dia 23 de fevereiro de 1992 pelo Bispo Dom Vírgilio de Pauli. Até então ela pertencia como capela a Paróquia Nossa senhora de Caravagio situada no Lar Paraná. Já a festa do Porco no tacho teve início com o Padre Jurandir Coronado Aguilar. Padre Jurandir foi o primeiro pároco desta comunidade, após a sua instalação na condição de paróquia. Juntamente com alguns membros da comunidade, trabalhou incansavelmente para que pudesse estruturá-la. E não demorou muito para que esses esforços virassem realidade, e assim a comunidade foi se desenvolvendo. Já o Padre José Givanildo Detumim, colocou a festa do porco no tacho com a Semana Nacional da Família, já que a festa da solenidade da Sagrada Família, comemora-se no domingo seguinte ao natal, quando este cai nos dias de semana, quando o Natal se comemora no domingo, se comemora no dia 30 de dezembro coincidindo assim com os festejos natalinos. Sendo assim, para que a festa do porco no tacho não perdesse o sentindo religioso acharam por bem realizá-la nesse período. Este é o segundo ano que a festa adotou a decisão de não vender bebidas alcoólicas, por orientação dos bispos do Paraná. Já no âmbito religioso, a novena é de extrema importância, primeiramente pela semana da família, trazendo presente o quanto a família é importante e que não pode deixar de ser refletida e celebrada nos mostrando o quanto importante é a família e que ela é um desejo de Deus. E a comunidade se envolve do começo ao fim, tanto na organização da festa como na novena. Um gesto muito bonito de todos, que trabalham no caminho de unidade, para que juntos possamos cooperar na construção do Reino de Deus. Portanto, eu acredito que a novena traz crescimento na fé dos nossos fieis, ouvindo a reflexão feita pelos padres que aqui passaram nos dias da novena. Tendo a certeza, toda e qualquer novena requer três qualidades para ser eficaz: Humildade, Confiança e Perseverança! Que ao pedir pela intercessão de Cristo, da Virgem Maria ou de algum santo de nossa devoção, devemos rezar a novena com o desejo sincero de imitarmos suas virtudes. E que a Sagrada Família de Nazaré continue a interceder por todos nós.

Padre Sidinei Rodrigues, pároco da Paróquia Sagrada Família, em Campo Mourão

Fotos: Pascom Sagrada Família