CONVITE - Festival de Música Católica com grupos de cantos das paróquias - 23/08/2019
Festival de Música Católica com apresentação de grupos de canto das paróquias!
A Palavra se fez canto e vibrou entre nós.

Teatro Municipal de Campo Mourão
31 de agosto - 19h30
Convites gratuitos, com 1g de alimento não perecível. Deve ser retirado na secretaria do Santuário.

É à luz dessa inspiração que no próximo dia 31 de agosto vamos apresentar a tradição musical da Igreja católica que constitui um patrimônio de inestimável valor.
Apresentar o Canto e Música é expressar o Mistério Pascal de Cristo – Paixão, Morte e Ressurreição. Neste festival, apresentaremos a música católica na sua raiz mais profunda, que vem de uma longa tradição bíblico-litúrgica, e que bebe na rica fonte dos Salmos e dos demais cantos bíblicos do Antigo e Novo Testamento.
As mais belas composições, produzidas ao longo das experiências celebrativas da Igreja. Todas elas de forte inspiração bíblica são também as nossas melhores referências. É a partir disso que queremos mostrar o dinamismo da vida litúrgica da Igreja, onde nós católicos somos convidados a participar com profundidade.
A música litúrgica tem um papel pedagógico de levar a comunidade celebrante a penetrar sempre mais profundamente no Mistério de Cristo.
Por sua força e suavidade capacita o nosso ser, a nossa vida, a fazer este encontro profundo com Cristo, e isto também se manifesta numa dimensão comunitária, onde a assembleia reunida pela voz e pelo canto se expressa, se santificando e glorificando a Deus. A Música Litúrgica está a serviço da Palavra, e a grande finalidade é realçar a Palavra de Deus expressando-lhe força de ação e motivação. Sempre enaltecendo ao longo de todo ano litúrgico, aonde contemplamos os mistérios da vida de Jesus desde a encarnação até a Paixão, Morte e Ressurreição. É uma linguagem poética, autêntica, que leva a uma experiência de oração, nos colocando nessa dinâmica profunda com o Cristo Ressuscitado. É assim que nos animamos para ouvir os mais belos cantos inspirados na Sagrada Escritura.
Santa Cecília é considerada a padroeira da música porque, conforme a ata dos mártires, enquanto caminhava ao seu martírio entoava cantos no seu interior. Que assim também seja a nossa vida, um continuo entoar louvores a Deus no nosso interior adorando-o e rendendo-lhe graças. Concluo com a frase do cardeal brasileiro dom Paulo Evaristo Arns que assim definiu a arte musical: "A música, que eleva a palavra e o sentimento até a sua última expressão humana, interpreta o nosso coração e nos une ao Deus de toda beleza e bondade".

Pe. Wesley de Almeida dos Santos
Assessor da Comissão Diocesana para a Liturgia.